quinta-feira, 26 de julho de 2007

O que é apartação social?

Prezados alunos,

Conforme combinado segue abaixo pequeno trecho do texto discutido em sala de aula.

___________________________

O QUE É APARTAÇÃO SOCIAL?

Um dia destes, no estacionamento de um McDonald’s, em Brasília, dois jovens dentro de um carro se divertiam despejando batatas fritas no chão para que pivetes pobres fossem atrás catando. Quem assistia, se não se divertia também, perguntava-se por que, no Brasil, isto é possível. O que faz com que um grupo se divirta daquela forma e outro rasteje daquele jeito?

Se se sentissem semelhantes aos pivetes, os jovens do carro e os que assistiam teriam alguma solidariedade com a pobreza. Os jovens não fariam aquilo, ou os assistente não deixariam que eles tentassem. Por outro lado, os pivetes se sentissem um mínimo de dignidade, teriam assaltado os donos do carro em vez de rastejar pelas batatas fritas.

O que permitiu a cena repugnante foi que os donos do carro se sentiam diferente dos pobres pivetes. E estes, além de terem medo dos atentos vigilantes, viam no lixo que vinha dos ricos a única forma de matar a fome. Apesar da língua comum, da mesma bandeira, de poderem votar no mesmo presidente, os dois grupos se sentiam apartados um do outro, como seres diferentes.

É isso que caracteriza o apartheid. O que disfarça sua ocorrência no Brasil é que os pivetes ainda podem chegar perto dos McDonald’s e muitas pessoas ainda se chocam com uma cena como essa de Brasília.

Mas isso está mudando. Pouco a pouco os brasileiros ricos e quase ricos começam a assumir a diferença em relação aos pobres e se acostumar com a miséria ao lado, construindo mecanismos de separação.

Por isso, é preciso despertar para o problema. Entender o que está ocorrendo e apresentar alternativas.

____________________

Referência:

BUARQUE, Cristovam. O que é apartação. São Paulo: Brasiliense, 1999. p. 9-10

Um comentário:

taironcristiano disse...

Como um “instinto natural de superioridade”, que teria, supostamente, desaparecido com o “Contrato Social”, os homens tem se colocado a um “nível superior” dos outros homens, Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência. A cultura está acima da diferença da condição social. O ignorante não é apenas um lastro, mas um perigo da embarcação social,
“ A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável.”
“Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá.”

A população pobre do país será beneficiada com os investimentos públicos da Copa do Mundo de Futebol no Brasil em 2014?